Pesquisa
Filtros
Fechar

História da Computação

Os computadores estão presentes em cotidiano, sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós, mas você sabe como surgiram essas máquinas tão indispensáveis para nós?

A palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”. 

Imagen3

No século XVII, foi criada a “régua de cálculo“, que é considerada a mãe das calculadoras modernas. Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos.

 

Por volta de 1640, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal, que era capaz de somar e subtrair.

Em 1672, o alemão Gottfried Leibnitz criou uma calculadora que efetuava a soma e a divisão, além da raiz quadrada. Essa calculadora ficou conhecida como “Roda de Leibniz“.

mas-o-scelbi-8h-parece-um-objeto-ultramoderno-se-comparado-a-pascalina-um-precursor-do-computador-desenhado-pelo-matematico-frances-blaise-pascal-em-1642-a-pascalina-foi-a-primeira-calcu
Máquina de Páscal

Como contamos no post “As Mulheres Na História Da Computação“, no século XIX, Charles Babbage, um matemático e inventor inglês, idealizou um computador mecânico, a máquina analítica, que tinha como intuito acelerar cálculos matemáticos. Seu invento, porém, não foi construído na época devido a necessidades de técnicas bastante avançadas e caras na época.

Analitica
Máquina Analítica

O computador, conhecemos hoje,  foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica.

A história da computação está dividida em quatro períodos:

1º Geração (1944 – 1959):

Os computadores modernos da 1º geração tinham com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, dimensões enormes, utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas. Várias máquinas foram construídas nessa época, contudo, o ENIAC, foi o mais famosa de todas.

img_817x460$2016_02_12_12_06_55_276211
Eniac
9119619556173414
Colossus Mark I

2º Geração (1959-1965):

Ainda com grandes dimensões, a 2º geração foi marcada pela substituição das válvulas eletrônicas por transístores. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. Nesse período começou o uso comercial.

hqdefault
IBM 7030

3º Geração (1965-1975):

Os computadores da terceira geração funcionavam com circuitos integrados que substituíram os transistores.  Essas máquinas já possuíam  menores dimensões e maiores capacidades de processamento.

Nesse período que foi criado os chips e começou a utilização de computadores pessoais.

O principal exemplo dessa geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época.

altair_8800-814749
ALTAIR 8800
36091x
IBM 360/91

4º Geração (1975-até os dias atuais):

Com os avanços tecnológicos, os computadores reduzem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento. Utilizam microprocessadores com gasto de energia cada vez menor.

infografico - história da computação

Fonte: Toda MateriaWikipedia

Deixe seu comentário.